Fontes

A maioria das informações vêem com a devida validação abaixo da publicação. Algumas não foram possíveis de indicar a fonte, mas demos à informação o valor e a importância que mereceu e esperamos poder validá-la com posteriores pesquisas.

13/01/2017

Acerto/Vicência

O engenho se encontra atualmente desativado e suas terras estão localizadas à 5 km da sede de Nazaré da Mata, estrada de barro.
Casa grande
Do antigo engenho construído no século XIX, resta apenas a capela, sob invocação de São Bernardo, com estrutura de alvenaria e tijolo, bem conservada.
A atual casa grande, de 1917, construída em alvenaria, com planta quadrangular, em calçada alta, tem cobertura em duas águas, varanda em "V" com colunas de madeira e parapeito também em madeira. com um só pavimento; as paredes internas não atingem o teto; telhado em duas águas; e os alpendres com telhados independentes da coberta do corpo da casa. Atualmente, o engenho funciona como fornecedor de cana para usinas.
A sua antiga moita, com toda maquinaria de destilação, moenda com cubas em carvalho para a colheita do caldo de cana, alambiques e etc.
O seu entorno é marcado por palmeiras, fruteiras e árvores de médio porte.
Fontes:
http://atrativope.blogspot.com.br/2014/05/vicencia-atrativos-naturais-e-historico.html

Vacaria



Proprietário encontrados:



Aluísio Andrade Lima – (s.n.m.)
Fontes:
www.delanocarvalho.com



José Seabra de Andrade Lima –  Col. Francisco Rodrigues; FR-3021.
Senhor dos engenhos: Acerto/Vicência e Pindoba Velha/Paudalho
C 01- Joana de Almeida Azeredo Coutinho – 
Fontes:
www.dominiopublico.gov.br




Homero de Andrade Lima – Último proprietário do engenho. (s.n.m.)
Fontes:

www.dominiopublico.gov.br

Moita

Nenhum comentário: